sábado, 9 de fevereiro de 2013

Mais pano assado

Fiz mais alguns trabalhos com a técnica do pano assado. Estes eu bordei e depois apliquei a técnica. Assim a linha também fica com aspecto de envelhecida. Infelizmente na foto não aparece muito bem o efeito.
 



 
 
A técnica do pano assado é muito simples, já encontrei formas diferentes de fazer nos sites em que pesquisei. E também já fiz de maneiras diferentes, conforme fui aprendendo e descobrindo. Hoje faço da seguinte forma: Passo o desenho desejado no algodão cru com papel carbono. Pinto com lápis de cor. Já usei giz de cera porém a variedade de cores de lápis é maior. Se decido bordar, faço o bordado logo após. Quando essa fase está pronta, coloco sobre o tecido uma folha de papel de seda branco e passo com o ferro quente. Em seguida mergulho o tecido em chá preto (quente) com um pouco de sal (para fixar). A quantidade de saquinhos de chá depende do efeito que se deseja dar. Também é possível usar chá vermelho, café... ainda não tentei usar erva-mate! Deixo de molho no mínimo 10 min. Esse tempo também varia com o efeito que se deseja. Retiro, aperto o tecido e coloco amassado no formo em temperatura média. Viro com frequência para não queimar a parte que fica em contato com a forma. Retiro do forno quando está praticamente seco e passo novamente com o ferro. Quando não desejo deixar as marcas mais escuras, coloco o tecido aberto na forma. Sem mistério!
 
O problema é que fiquei meio viciada... tenho vontade de fazer tudo com pano assado!!!

2 comentários:

  1. ....estou encantada com essa técnica. Preciso tentar fazer, ..rsrsrs....Obrigada por compartilhar! Grande abraço!!
    P.S. Te encontro no Facebook?!

    Jo Verissimo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jo, pano assado vira um vício!!! É simples e gostoso de fazer. Não tenho publicado meus trabalhos no facebook mas pode me adicionar -Maria da Glória Funk. Aliás, não publiquei aqui o que fiz para páscoa... farei isso agora.
      Abraços!! e obrigada por fazer contato!

      Excluir